Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

"Voz e Canto": técnica ao alcance de todos


4/9/2007
"Voz e Canto": técnica ao alcance de todos
VOZ COMO FERRAMENTA
Aline Vargas e Shirley Espíndola (na foto) abordam a importância da voz
Com certeza você conhece alguém que tenha voz irritante, para a qual usamos a expressão 'taquara rachada'. Mas, e a sua voz? Já percebeu de que maneira você se comunica? A consciência da voz e a importância dela para a comunicação são temas do livro "Voz e Canto - Fisiologia e Arquitetura", destinado não só para cantores, mas também para advogados, professores, atendentes de telemarketing, vendedores, locutores e políticos que utilizam a voz como instrumento de trabalho. O lançamento ocorrerá hoje, a partir das 19h30, no Auditório Elis Regina (Complexo Argos). A entrada é franca. O livro é de autoria da cantora Shirley Espíndola, de 45 anos, e da fonoaudióloga Aline Tafarelo Vargas, de 29. "Além da voz como um fator estético, falamos também dos cuidados que devemos ter. Normalmente frequentamos ambientes com muito ruído e temos de elevar o volume da voz. Isso pode ser prejudicial, assim como o fumo, a bebida e o ato de pigarrear. Uma voz rouca por mais de 15 dias pode ser sinal de problema grave; nesses casos, a pessoa deve procurar um fonoaudiólogo ou o otorrinolaringologista", alerta Aline.Segundo a cantora Shirley Espíndola, um dos aspectos interessantes do livro é a psicodinâmica da voz, que se traduz nas impressões transmitidas pela qualidade vocal. A voz rouca, por exemplo, pode ser sinal de cansaço, esgotamento, estresse. A voz áspera, agressividade, incômodo. Já a voz soprosa pode ser interpretada por sensualidade, mas também como fraqueza e falta de potência. "Eu percebi que queria melhorar o meu padrão de voz quando comecei a ser locutora, na Rádio Difusora. Procurei a fonoaudióloga Aline, que é uma profissional séria e competente, e nos envolvemos com o trabalho de um possível livro. Foi assim que surgiu a idéia da publicação", explica Shirley. O livro foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado de Educação, que apoiou a publicação das autoras. Por meio do PAC, elas realizam vários workshops gratuitos em cidades do Interior. A programação pode ser conferida na internet (http://livrovozecanto.blogspot.com).
"Voz e Canto - Fisiologia e Arquitetura" também conta com a participação do otorrinolaringologista Luis Henrique Chechinato, que escreve sobre os cuidados vocais e a relação de medicamentos que podem estar envolvidos em alterações da voz. Com 160 páginas, o livro ainda traz vários exercícios práticos como, por exemplo, de aquecimento corporal e vocal, além de um CD com 26 vocalizes (exercícios de preparo vocal).
Serviço:"Voz e Canto - Fisiologia e Arquitetura"Lançamento hoje, às 19h30, no Complexo Argos
160 páginas - Editora In House R$ 40,00
PAULA MESTRINEL - Jornal de Jundiaí



terça-feira, 4 de setembro de 2007

Lançamento do livro "Voz e Canto" - Fisiologia e Arquitetura


Assita ao vídeo do convite do lançamento do livro "Voz e Canto" - Fisiologia e Arquitetura









O primeiro workshop a ser realizado após o lançamento de "Voz e Canto", será no dia 12 de setembro às 12h no Espaço Cultural Casa do Lago Unicamp.



Endereço: Rua Érico Veríssimo, s/n - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Unicamp - Barão Geraldo - Campinas - SP - Brasil - Fone: (19) 3521-7017