Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

"Voz e Canto" - Fisiologia e Arquitetura





"Voz e Canto": técnica e prática para uma voz saudável.

Duas profissionais da voz, uma fonoaudióloga e a outra cantora uniram suas experiências e habilidades profissionais para escrever um livro dirigido aos profissionais da voz (cantores, professores, palestrantes, políticos, locutores, repórteres e apresentadores).

Aline Tafarelo é fonoaudióloga especialista em voz e
Shirley Espíndola é cantora, professora de canto, locutora. Elas lançam neste mês de maio o livro "Voz e Canto – Fisiologia e Arquitetura", uma obra com o objetivo de auxiliar músicos e comunicadores a usar a voz de forma adequada e saudável. O livro "Voz e Canto" mescla o enfoque científico da fonoaudiologia com a técnica vocal através de exercícios aplicativos e ilustrações explicando os conceitos de respiração, fonação, técnicas vocais, exercícios gerais e específicos para cada área de atuação profissional. Além disso, acompanha o livro um CD com vocalizes que são exercícios para aquecimento da voz e aprimoramento da afinação, dicção, dinâmica e acentuação.

Segundo Shirley, que estuda canto desde os 15 anos de idade, as técnicas vocais e o acompanhamento especializado são indispensáveis para o desenvolvimento saudável da voz. "Durante estes anos de estudo eu percebi como é importante e necessária a orientação de um especialista que possa monitorar o uso adequado da voz e este livro, através dos exercícios e dos conceitos que apresenta, pode auxiliar os profissionais nos cuidados com a voz e na correta utilização deste instrumento".
Aline espera que, além de auxiliar no cuidado com a voz, o livro possa contribuir para o desenvolvimento do potencial vocal particular de cada profissional. "Acredito que o trabalho em conjunto entre uma fonoaudióloga e uma professora de canto faz com que o futuro cantor conheça e desenvolva de forma adequada às características particulares de sua voz e suas habilidades. Este livro contribui neste processo. Potencializando, cada vez mais, as qualidades inatas daqueles que desejam seguir carreira como profissionais da voz".

O livro "Voz e Canto – Fisiologia e Arquitetura" tem a participação do otorrinolaringologista Luis Henrique Chechinato que escreve sobre os cuidados vocais e a relação de medicamentos que podem estar envolvidos em algumas alterações da voz. E seus efeitos desejáveis e indesejáveis ao profissional da voz.

O livro chega às livrarias em setembro pela Editora In House (160 pgs.) e acompanha um CD com 26 vocalizes e uma faixa bônus. As autoras realizaram o primeiro workshop do livro no Encontro Nacional de Jovens Presbiterianos em Ibiúna, 29 de abril e os próximos serão realizados no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, na
Oficina de Artes Morumbi em São Paulo, no colégio Mackenzie em Barueri, na Unicamp em Campinas, e no Senac em Jundiaí.
Este projeto foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.